Por Redação em 30/03/2020

O que está em jogo: Alinhadas às tendências globais, universidades brasileiras qualificam profissionais no mercado de energias renováveis

Da mesma forma que o mercado se reorganiza para atender às demandas e oferecer soluções no contexto das energias renováveis, as universidades privadas já disponibilizam cursos que capacitam profissionais para atuarem no segmento de energias limpas. 

De acordo com o portal Educa Mais Brasil, o curso de graduação em Energias Renováveis ou Engenharia de Energias Renováveis prepara o profissional para realizar planejamento e coordenação da implantação de usinas, analisando os impactos causados no meio ambiente, sociedade e economia. Além disso, também o qualifica para avaliar, selecionar e implementar o tipo de energia limpa mais adequada, conforme análise do local, mediante à necessidade. Este curso possui titulação de bacharelado e tem duração média de cinco anos.

Pós-graduação  

Graduados em áreas afins (engenheiros, tecnólogos, administradores, supervisores de produção, diretores de indústrias, entre outros) também poderão optar por uma pós-graduação em energias renováveis.  A especialização tem como objetivo capacitar os estudantes a atuar com mecanismos e sistemas de fontes de energias renováveis e limpas, que serão aplicados em indústrias, usinas e demais segmentos econômicos. Os profissionais também poderão coordenar estratégias, realizar auditorias e elaborar planos de consumo inteligente.

Os cursos capacitam o profissional a atuar com três tipos de fontes de energias: biomassa, eólica e solar. As disciplinas da especialização abordam as diferentes formas de energia, detalhando a utilização, aplicação e fundamentos de cada uma delas. 

A pós-graduação tem como meta atender às novas demandas de mercado, elevando o nível de qualificação  profissional para trazer soluções aos anseios sociais nesse nicho de mercado. 

Programa oferece bolsas 

Além mapear as universidades, o Programa Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudos. Algumas instituições com a Universidade Veiga de Almeida (UVA), Unyleya e Unopar dão descontos de 32% a 50% nas mensalidades. As informações sobre os cursos de cada universidade estão disponíveis para consulta no site.