Por Redação em 15/06/2020

Segundo Mario Monzoni, Coordenador do FGVces, é absolutamente estratégico que organizações que desejem acessar diferentes mercados ou cadeias de valor no Brasil ou globais façam seus inventários de gases do efeito estufa (GEE). O prazo final é até 30 de junho.

O cenário do Inventário de Emissões de GEE

A elaboração do inventário respeita as determinações apresentadas no Protocolo de Quioto e tem como objetivo servir como base para as empresas quantificarem suas emissões de carbono, apontando quais áreas exigem mudanças operacionais e energéticas, beneficiando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento sustentável.

De acordo com levantamento realizado pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa – SEEG, em 2018, o Brasil apresentou emissões brutas de 1,939 bilhão de toneladas de CO2, valor 0,3% maior do que em 2017 (1,932 bi).Um dos fatores responsáveis por esse aumento foi a alta de 8,5% no desmatamento da Amazônia, crescendo em 3,6% as emissões causadas pela mudança de uso da terra.   

Já o setor de energia apresentou queda de 5% nas emissões. A justificativa foi o aumento de 13% no uso de etanol no transporte de passageiros, a ação obrigatória de inserir biodiesel ao diesel e o aumento de fontes renováveis para gerar energia elétrica.

>> Entenda por que a sua empresa deve elaborar o inventário corporativo de GEE

Soluções em energia renovável para incluir no seu inventário

A energia é um dos insumos essenciais para o funcionamento dos negócios em qualquer setor. Investir em fontes renováveis é uma forma de contribuir com uma economia de baixo carbono e com a realização do seu inventário de gases do efeito estufa. Saiba mais sobre os benefícios de elaborar o inventário do GEE.

Acompanhe o infográfico abaixo e escolha a melhor solução para o seu inventário de emissões de GEE

Infográfico com soluções ENGIE para elaboração de inventários de emissões de GEE

Cumpra o prazo do seu inventário de emissões de gases do efeito estufa com as iniciativas de baixo carbono da ENGIE!